Warning: fopen(logs/log_ouvindo_opinioes.txt) [function.fopen]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 6

Warning: fwrite(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 8

Warning: fclose(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 9
 EduDelphiPage - Ouvindo Opiniões | A regulamentação da profissão Analista de Sistemas é bom ou ruim?

Ouvindo Opiniões

A regulamentação da profissão Analista de Sistemas é bom ou ruim?

Opinião escrita por Eduardo Rocha

Sobre o autor: Bacharel em Sistemas de Informação e desenvolvedor Delphi desde 1999. É Coordenador editorial da Revista ActiveDelphi, criador e mantenedor do site EduDelphiPage e membro do grupo DUG-BR. Já ministrou cursos e palestras de ClientDataSet/DBExpress, Firebird e Reconhecimento de Impressão Digital com Delphi para mais de 1000 pessoas (FDD e DDD).

Contato: eduardo@edudelphipage.com.br

Este é um assunto delicado e tenho uma opinião bastante dividida. Eu acredito que a regulamentação será boa sim, pois valorizará mais os profissionais, as empresas terão mais confiabilidade em contratar um profissional e diminuirá o risco de termos "aventureiros" tentando desenvolver sistemas, inclusive podendo prejudicar as empresas.

Em contrapartida, eu não acho que somente uma formação acadêmica garanta um bom profissional e nem sempre um formado será melhor que alguém que fez um simples curso, muito pelo contrário, eu acredito que cursos específicos nos dão mais conhecimentos, já que você pode focar direto naquilo que irá atuar, enquanto que na faculdade você irá aprender de tudo um pouco. Quando digo cursos, não necessariamente precisa ser em escolas, me refiro também aqueles que são autodidatas em estudam com livros, apostilas, entre outros recursos.

Quero deixar claro que não estou desmerecendo quem é formado, de forma alguma, inclusive sou bacharel em Sistemas de Informação e não me arrependo de ter estudado quatro anos para me formar. Na faculdade aprendemos muitas coisas boas, conhecemos a teoria e a prática, amadurecemos, ganhamos visões de mercado com as experiências passadas pelos professores, entre muitas coisas. Porém, tem muita gente que se acomoda e apenas se forma e já acha que pode atuar na área. Não é bem por ai, pois veja um exemplo de alguém que se forma e quer ser programador: Na faculdade você irá aprender Lógica de Programação utilizando Linguagem C ou Java, é o mais comum. Agora lhe pergunto: Quando você procurar um emprego, vai dizer que só programa em C e Java? Estas são as linguagens mais "difíceis" para se conseguir um emprego, pois normalmente quem contrata para estas linguagens querem profissionais com muitos anos de experiência, pois são linguagens para projetos mais específicos. Normalmente você acha vaga para "iniciantes" com mais facilidade nas linguagens PHP, Delphi, VB e ASP. Portanto, vai adiantar apenas ter seu diploma? Não, terá de correr atrás de cursos específicos ou ser autodidata estudando livros, apostilas entre outros recursos.

Outra dica que passo: se tiver interesse em atuar nesta área, antes de fazer uma faculdade, primeiro faça um curso básico de Lógica de Programação e alguma linguagem a seu gosto, pois será bom em dois aspectos: primeiro você saberá se é isso que quer, e segundo você terá muito mais facilidade em aprender na faculdade.

Portanto, em minha opinião não basta apenas ter uma faculdade para ser um bom profissional, experiência, cursos específicos e ser autodidata valorizam bastante!

Espero que esta regulamentação não seja apenas uma "cobrança de mensalidade", mas sim uma forma de provar que o profissional é bom, seja pela experiência comprovada (como menciona a lei para profissionais com cinco anos de experiência sem formação) ou através de provas práticas e não teóricas, pois senão de nada adiantará e ai sim será prejudicial, pois excluirá do mercado excelentes profissionais que comprovam suas habilidades com a experiência que possuem!

Comentários

Nenhum comentário foi feito ainda
 

"Ouvindo" Opiniões (as mais lidas)

Em breve, aguarde!!!

Pharetra Sed Tempus

Morbi sit amet mauris Nam vitae nibh eu sapien dictum pharetra. Vestibulum elementum neque vel lacus. Lorem ipsum dolor sit dolore phasellus pede lorem proin auctor dolor loremmassa phasellus sit. More…

Outras edições da Revista Active Delphi