Warning: fopen(logs/log_ouvindo_opinioes.txt) [function.fopen]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 6

Warning: fwrite(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 8

Warning: fclose(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 9
 EduDelphiPage - Ouvindo Opiniões | Qual versão do Delphi utilizar?

Ouvindo Opiniões

Qual versão do Delphi utilizar?

Opinião escrita por Marcelo Jaloto

Sobre o autor: Analista desenvolvedor de sistemas com mais de 10 anos de experiência Delphi, graduado no curso superior Projetos e Gestão de Redes de Computadores, formado no curso Técnico em Processamento de Dados e cursado a Formação Developer Delphi (oficial Borland).

Contato: marcelojaloto@yahoo.com.br

A Code Gear lançou o Delphi 2009, repleto de novidades e tecnologias muito mais avançadas e inteligentes, mas muitas empresas ainda estão amarradas a versões antigas do Delphi 5, 6 ou 7 por inúmeros motivos.

Entretanto dependendo de como foi arquitetado, planejado e desenvolvido os códigos fontes de seus sistemas, a sua migração será rápida e nada complexa, pois a Code Gear também se preocupou com este detalhe.

Mas como no mundo da tecnologia, nem tudo são flores, muitos membros da equipe poderão ser contrários à migração dependendo do número de problemas a serem resolvidos com a migração, pois irão alegar falta de tempo e também falta de necessidade, mesmo com todos os benefícios que serão adquiridos, e ainda dirão _O sistema hoje já está rodando perfeitamente no cliente, para que mudar?_. Bom, de certa forma hoje estas respostas podem ser consideradas válidas dependendo da forma que cada empresário gerencia sua empresa, mas tenho certeza que quando aparecer no futuro um concorrente a altura que ofereça todas suas vantagens e ainda mais as novas tecnologias utilizadas pelo Delphi 2009, então diga a Deus a alguns clientes que estiverem insatisfeitos.

Então a decisão de migrar para a versão mais atualizada deverá ser feita por um diretor/gerente e levada em consideração o custo benefício, do investimento total e tempo que será consumido pela equipe com a migração, em relação a todas as tecnologias, produtividades, melhorias de linguagem, compatibilidades, evoluções, ganho de performance e etc.

Na minha opinião, o ideal é que seja definido metas de migrações dependendo do porte de cada empresa, pois a matemática é simples, quanto maior o porte da empresa, maior o número de desenvolvedores e consequentemente maior o valor final do investimento. Por exemplo, para uma empresa de grande porte, o custo benefício de uma migração poderia ser avaliada a cada 5 anos, então para quem está com uma versão muita antiga como o Delphi 5, 6 ou 7, essa é uma boa hora para mudar de versão, pois os benefícios serão muito grande (leia artigos dos links abaixos), mas caso possua as versões 2005, 2006 ou 2007, talvez ainda não seja um bom momento para efetivar essa migração, a menos que possua alguma tecnologia em particular que anseia em adquirir e compense o investimento final.


Links de artigos sobre a migração para o Delphi 2009:

Para o pessoal que ainda utilizam versões bem inferiores e anseiam em saber de forma prática todos os benefícios que irão adquirir com a migração para Delphi 2009, então sugiro que consultem no website da Code Gear os cinco excelentes artigos de grandes profissionais que estão dispostos para leitura ou download gratuitamente nos endereços citados abaixo.

Artigo 1: Razões para migrar de Delphi 7 para Delphi 2009 White Paper
http://cc.codegear.com/Item/26604

Artigo 2: Todas as novidades do Delphi 2009
http://cc.codegear.com/item/26477 (parte 1)
http://cc.codegear.com/item/26478 (parte 2)
http://cc.codegear.com/item/26479 (parte 3)

Artigo 3: Novos recursos da VCL desde o Delphi 7 até o Delphi 2007
http://dn.codegear.com/article/34325

Artigo 4: Novos recursos do Delphi Language desde o Delphi 7 até o Delphi 2007
http://dn.codegear.com/article/34324

Artigo 5: Novos recursos da IDE desde o Delphi 7 até o Delphi 2007
http://dn.codegear.com/article/34323

Obs.: Antes de acessar os links será necessário efetuar o registro gratuito no website da Code Gear.


Fonte:
Esta opinião foi retirada do meu artigo "Migrando para Delphi 2009" publicado na revista Active Delphi nº 61.
Para quem desejar mais detalhes sobre o assunto poderá adquirir a revista no website www.activedelphi.com.br e conferir o artigo na íntegra.

Comentários

Nenhum comentário foi feito ainda
 

"Ouvindo" Opiniões (as mais lidas)

Em breve, aguarde!!!

Pharetra Sed Tempus

Morbi sit amet mauris Nam vitae nibh eu sapien dictum pharetra. Vestibulum elementum neque vel lacus. Lorem ipsum dolor sit dolore phasellus pede lorem proin auctor dolor loremmassa phasellus sit. More…

Outras edições da Revista Active Delphi