Warning: fopen(logs/log_ouvindo_opinioes.txt) [function.fopen]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 6

Warning: fwrite(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 8

Warning: fclose(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 9
 EduDelphiPage - Ouvindo Opiniões | Qual versão do Delphi utilizar?

Ouvindo Opiniões

Qual versão do Delphi utilizar?

Opinião escrita por Eduardo Rocha

Sobre o autor: Bacharel em Sistemas de Informação e desenvolvedor Delphi desde 1999. É Coordenador editorial da Revista ActiveDelphi, criador e mantenedor do site EduDelphiPage e membro do grupo DUG-BR. Já ministrou cursos e palestras de ClientDataSet/DBExpress, Firebird e Reconhecimento de Impressão Digital com Delphi para mais de 1000 pessoas (FDD e DDD).

Contato: eduardo@edudelphipage.com.br

Confesso que quando levantei este tema me deu um "frio na barriga" nas opiniões que poderia receber, pois poderiam ser a favor ou contra o Delphi, já que passamos por um período não muito agradável na época do Delphi 8. Porém, fiquei mais tranqüilo ao ver que muitos estão satisfeitos com as últimas versões e mais confiantes nas futuras.

Falando um pouco da minha opinião, diferente de muitos que começaram no Turbo Pascal, Delphi 1, eu já comecei no Delphi 3. Meu primeiro curso de Delphi foi nesta versão e logo me apaixonei pela ferramenta, sem antes conhecer qualquer outra. Fiquei surpreso ao ver a facilidade que era arrastar um componente, definir suas propriedades, codificar os eventos, apertar F9 e já ver um "programa" rodando!

Desenvolvi durante muito tempo nesta versão. Depois surgiram as versões 4 e 5 que também foram excelentes, foi a época em que conheci o nosso amigo "ClientDataSet" e me apaixonei mais pelo Delphi, pois "tudo" que precisávamos estava ali num único componente!

Fiquei na versão 5 do Delphi durante um certo tempo até surgir as versões 6 e 7 onde a grande novidade foi o surgimento da DBExpress. Usei pouco a versão 6 e logo fui para 7, pois já estava no mercado e na minha opinião foi a melhor versão lançada pela Borland na época, já que haviam muitos recursos novos, bugs do ClientDataSet e DBExpress foram corrigidos, entre outros fatores. Aliás, dizem que as versões ímpares foram as melhores e concordo, na minha opinião as versões 3, 5 e 7 foram as melhores da época.

Depois de um tempo, me surgiu a necessidade de fazer um site em .NET, o site do DUG-BR. Como é um site sobre Delphi, a idéia era fazer em Delphi. E foi na mesma época que surgiu o Delphi 8 com IDE para .NET. Portanto, fui com "sede ao pote" para usar esta versão. Infelizmente tive uma grande decepção, pois havia muitos bugs, a IDE fechava de repente, enfim, um desastre.

Confesso que nesta época comecei a ficar preocupado com o futuro do Delphi, já que víamos a Borland investindo muito em .NET, mudando totalmente a IDE, parecia que estava caindo nos braços da M$, e o pessoal nada satisfeito, já que muitos nem queriam ir pra .NET, queriam mais é Win32.

Depois surgiu a CodeGear para cuidar do Delphi, e acredito que muitos começaram a depositar confiança para ver se a partir daquele ponto as próximas versões melhorariam. Logo a CodeGear lançou o Delphi 2007, e vimos nesta, uma versão super estável e com muitas melhorias. Começamos então a nos animar!

Mas de repente uma nova empresa surge, a Embarcadero. E agora? Como ficamos? Não estava indo bem com a CodeGear?

Nesta época surgiu uma nova expectativa, será que vai ficar melhor ou voltaremos com era antes?

Logo vimos a resposta com o lançamento do Delphi 2009, a primeira versão lançada sob a responsabilidade da Embarcadero e muitos com os quais conversei estavam super satisfeitos com esta nova versão. As principais novidades na minha opinião foram: produto focado em Win32 (sem suporte a .NET, acho que isso torna o produto mais estável e recebe uma atenção especial); Ribbon Controls; excelentes melhorias no DataSnap, principalmente para quem usa o modelo multi-camadas, ficou muito mais simples fazer aplicações n-tier; e suporte a unicode. Infelizmente o que ainda deixou a desejar nesta versão foi a falta de suporte ao Firebird.

Mas agora acabamos de ver uma resposta para este problema, a Embarcadero acaba de lançar o Delphi 2010 e sabe o que temos?

- O suporte nativo ao Firebird!

Finalmente ouviram nossas preces!

Além disso, nesta nova versão podemos configurar para que a paleta de componentes fique semelhante a do Delphi 7, quer mais?

Tem mais sim, confira você mesmo no link abaixo as novidades do Delphi 2010. É o vídeo de lançamento do produto:

http://blogs.embarcadero.com/andreanolanusse/disponibilizada-a-apresentacao-de-lancamento-do-delphi-2010/

Bom, claro que migrar os projetos para Delphi 2010 não deve ser algo "simples", existem alguns artigos que o Marcelo Jaloto citou ensinando como fazer isso com Delphi 2009 e deve quase a mesma coisa, senão for, com certeza logo sairão artigos falando a respeito.

Em paralelo ao lançamento do Delphi 2010, temos também o Delphi Prism específico para desenvolvimento .NET, caso este seja seu objetivo, vale a pena conferir as novidades no link a seguir:

http://edn.embarcadero.com/br/article/39135

Resumindo esta história toda para Win32, se você quer ficar como está, fique no Delphi 7, pois na minha opinião é a melhor versão da época. Agora se quer dar um salto e se beneficiar com os novos recursos, vá de Delphi 2010, pois este promete!

Não há mais desculpas, já que temos suporte ao Firebird e possibilidade de ter a paleta de componentes como era no Delphi 7, além das outras novidades. Claro que tudo tem um preço, mas isso é relativo, é um investimento que certamente lhe trará excelentes retornos.

E que a Embarcadero continue assim, pensando em nós desenvolvedores!

Comentários

Nenhum comentário foi feito ainda
 

"Ouvindo" Opiniões (as mais lidas)

Em breve, aguarde!!!

Pharetra Sed Tempus

Morbi sit amet mauris Nam vitae nibh eu sapien dictum pharetra. Vestibulum elementum neque vel lacus. Lorem ipsum dolor sit dolore phasellus pede lorem proin auctor dolor loremmassa phasellus sit. More…

Outras edições da Revista Active Delphi