Warning: fopen(logs/log_ouvindo_opinioes.txt) [function.fopen]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 6

Warning: fwrite(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 8

Warning: fclose(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 9
 EduDelphiPage - Ouvindo Opiniões | Qual gerador de relatórios utilizar com Delphi?

Ouvindo Opiniões

Qual gerador de relatórios utilizar com Delphi?

Opinião escrita por Ronnei Peterson

Sobre o autor: Proprietário da Exclaim Tecnologia, empresa de soluções em TI, e professor de programação na UEMS, atua no desenvolvimento de sistemas com Delphi desde 1999, desenvolvendo projetos de automação comercial, industrial e laboratorial com interfaceamento do microcomputador e sistemas embarcados com uso de programação C para microcontroladores.

Contato: ronnei@exclaim.com.br

Falar de gerador de relatórios é como retomar um passado sombrio na minha empresa. Nos primórdios da criação da Exclaim passamos por problemas que me levaram a uma terrível gastrite, problemas esses causados única e exclusivamente por geradores de relatórios.

Quando comecei a programar o gerador padrão do Delphi 5 era o Quick Report, entrei de cabeça como muitos iniciantes, aí começaram minhas dores de cabeça, eu precisava de um gerador para trabalhar como na época do DOS, onde eu enviasse linha a linha ou coluna a coluna o texto que eu queria que fosse impresso. Consegui adequar o Quick Report para isso, porém comecei a ter terríveis problemas do famoso erro sem explicação "Access Violation", a cada 10 visualizações uma dava o erro e eu tinha que reiniciar o sistema. Isso persistiu durante meses em clientes que insatisfeitos ameaçavam a abandonar o meu sistema, obviamente não posso deixar de salientar que eu utilizava Windows 98 em máquinas "1900 e vai bolinha" e adequando o quick report para uma situação para a qual ele não foi construído. Eu não "ligava" ele a nenhum componente dataset eu simplesmente mandava imprimir em uma string list e pronto.

Depois de participar do DDD - Delphi Developers Day em uma conversa no coffe-break um companheiro de profissão me indicou uma ferramenta de terceiro fabricada no Brasil, o RdPrint da empresa DelTress. Mais do que depressa ao retornar para minha cidade comprei a dita ferramenta, e digo que em nenhum momento me arrependi do feito, pois ali estava a solução para os meus problemas, uma ferramenta de impressão linha a linha, com opção de configuração para impressoras matriciais, outro problema meu na época para impressão de Notas Fiscais e Duplicatas.

Durante muito tempo esta ferramenta foi minha Engine principal de relatórios, até que surgiram necessidades que essa ferramenta não poderia suprir, tais como, adicionar gráficos em relatórios e imagens, aí estava eu novamente em busca de uma nova engine de impressão para resolver os problemas recentes. Mais uma vez fui apresentado por um amigo de profissão ao Report Builder, que graças a sua facilidade de uso me encantou, hoje posso dizer que me tornei eclético em geradores de relatórios, pois ainda tenho alguns relatórios no Quick Report, outros no RdPrint e outros do Report Builder, obviamente cada um com suas vantagens e desvantagens, mas que no todo se completam. Boa Sorte com o seu!!!

Comentários

Nenhum comentário foi feito ainda
 

"Ouvindo" Opiniões (as mais lidas)

Em breve, aguarde!!!

Pharetra Sed Tempus

Morbi sit amet mauris Nam vitae nibh eu sapien dictum pharetra. Vestibulum elementum neque vel lacus. Lorem ipsum dolor sit dolore phasellus pede lorem proin auctor dolor loremmassa phasellus sit. More…

Outras edições da Revista Active Delphi