Warning: fopen(logs/log_ouvindo_opinioes.txt) [function.fopen]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 6

Warning: fwrite(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 8

Warning: fclose(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 9
 EduDelphiPage - Ouvindo Opiniões | Qual gerador de relatórios utilizar com Delphi?

Ouvindo Opiniões

Qual gerador de relatórios utilizar com Delphi?

Opinião escrita por Oswaldo Ricardo da Rocha Júnior

Sobre o autor: Analista de Sistemas - Bacharel em Sistemas de Informação pela FAFRAM (Ituverava/SP). Atuante na área de Processamento de Dados há mais de 24 anos em empresas de desenvolvimento de software e como autônomo. Já trabalhou com desenvolvimento em arquitetura de 8 bits (processador Zilog Z80) e mini-computadores COBRA 480, e tambem tem experiência em linguagem COBOL, DBase II/III programado e Clipper. Atualmente desenvolve utilizando DELPHI em combinação com bancos de dados relacionais como SQL-Server, Oracle e Firebird.

Contato: oswjr@yahoo.com.br

Existem diversos fatores para se levar em conta na hora de escolher uma determinada ferramenta para auxiliar no desenvolvimento, no caso aqui levantado, um gerador de relatórios usado em conjunto com o Delphi. Vou comentar alguns que eu considero importantes:

1) Verifique se o gerador é bem aceito pelos desenvolvedores, pesquisando nos fóruns de discussão (isto é perceptível pela quantidade de recomendações feitas versus quantidade de problemas relatados pelos desenvolvedores).

2) O gerador de relatórios acompanha a versão do Delphi que você usa ou pretende usar? É a velha história _ "Cavalo dado não se olha os dentes" _ O QuickReport, que acompanhou boa parte das versões do Delphi, mesmo com seus bugs, foi muito utilizado, eu mesmo usei ele muito.

3) Se você tem que trabalhar com projetos antigos, que possuam dezenas ou centenas de relatórios já desenvolvidos com um determinado gerador de relatórios, e que ainda sofrem constantes manutenções, então a sua escolha cai forçosamente sobre o gerador usado desde o princípio, pois não é compensador realizar a troca.

4) Caso haja a necessidade de migrar o projeto para outra versão do Delphi, verifique antes se existe uma versão do gerador de relatórios e se ela é estável, pois isto vai evitar dores de cabeça com relatórios que deixarão de funcionar. Eu comecei a usar o Fortes Report em projetos no Delphi 6 e 7, mas sei que não poderei migrar estes projetos para o Delphi 2007.

5) Eu costumo falar que a melhor ferramenta é aquela que eu domino, que eu consigo fazer tudo com facilidade. Se você domina bem o QuickReport, essa é a sua ferramenta, se você domina o Rave Report, então essa é a sua ferramenta. Leve isso em conta também na hora de escolher.

Como vocês devem ter percebido, eu não faço o estilo xiita, defendendo ferozmente minhas opiniões e explodindo os que não pensam como eu. Viva a pluralidade de idéias e opiniões.

Obs.: Até o Rave Report (que eu não morro de amores) deve ter sua utilidade para alguém.

2 Comentários

  • Alexssandro Marcelino - 14/07/09 15:12

    Oswaldo... eu também uso o Fortes nos meus projetos em Delphi 7. Ao ler sua opinião, fiquei curioso em saber se o Fortes roda no Delphi 2007. Entrei no grupo de discussões do Fortes (http://tech.groups.yahoo.com/group/fortesreport/) e baixei uma versão nova do mesmo, e obtive sucesso ao instalar o package do Fortes no Delphi 2007. Ou seja, você poderá migrar tranqüilamente seus projetos. Obtive sucesso também instalando o Mercury (MDO-RC2). Espero que meu comentário seja útil. Abração.

  • Oswaldo Ricardo da Rocha Junior - 14/07/09 16:56

    Claro que seu comentário foi util, eu tive problemas com o Fortes Report quando fui testar o Delphi 2007 e não verifiquei mais. Agora estou mais tranquilo.

 

"Ouvindo" Opiniões (as mais lidas)

Em breve, aguarde!!!

Pharetra Sed Tempus

Morbi sit amet mauris Nam vitae nibh eu sapien dictum pharetra. Vestibulum elementum neque vel lacus. Lorem ipsum dolor sit dolore phasellus pede lorem proin auctor dolor loremmassa phasellus sit. More…

Outras edições da Revista Active Delphi