Warning: fopen(logs/log_ouvindo_opinioes.txt) [function.fopen]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 6

Warning: fwrite(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 8

Warning: fclose(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 9
 EduDelphiPage - Ouvindo Opiniões | Qual gerador de relatórios utilizar com Delphi?

Ouvindo Opiniões

Qual gerador de relatórios utilizar com Delphi?

Opinião escrita por Eduardo Rocha

Sobre o autor: Bacharel em Sistemas de Informação e desenvolvedor Delphi desde 1999. É Coordenador editorial da Revista ActiveDelphi, criador e mantenedor do site EduDelphiPage e membro do grupo DUG-BR. Já ministrou cursos e palestras de ClientDataSet/DBExpress, Firebird e Reconhecimento de Impressão Digital com Delphi para mais de 1000 pessoas (FDD e DDD).

Contato: eduardo@edudelphipage.com.br

Trabalho com o QuickReport desde quando comecei a utilizar o Delphi e sempre achei uma boa ferramenta. Mesmo com seus "pequenos" bugs nunca deixou a desejar.

Depois conheci o Report Builder, é uma excelente ferramenta, na minha opinião bate no QuickReport com os recursos existentes e a robustez, foi raro ver um "Access Violation" num relatório desenvolvido nesta ferramenta. O que mais gostei no Report Builder foi seu poder no agrupamento de dados, além das "subregions" onde podemos criar sub-relatórios facilmente. O ponto negativo desta ferramenta é o preço.

Com o surgimento do Rave Reports resolvi experimentá-lo. Na época comecei a gostar, pois prometia ser um excelente gerador de relatórios com os recursos disponíveis, principalmente sua integração com aplicações Web (Intraweb). Porém, ao usá-lo constantemente comecei a notar diversos bugs que na época não foram corrigidos. Isso começou a me afastar desta ferramenta. Na época cheguei até migrar alguns relatórios do Report Builder para o Rave, mas devido a esses bugs e falta de atualização da ferramenta, não mais usei e me arrependo até hoje de ter feito esta migração.

E por último conheci o Fast Report no qual fiquei surpreso pela simplicidade, robustez e recursos disponíveis neste gerador de relatórios e o melhor, por um preço bastante acessível. Possui suporte desde a versão 4 do Delphi, .NET, permite exportar para diversos formatos (pdf, html, jpg, etc), opção para impressão matricial, suporte a unicode, drill-down e muito mais. Além disso, a empresa possui outras ferramentas como Fast Report Server para soluções de BI, Fast Report Studio para criar relatórios fora do Delphi, etc. Existe também a versão Free que é o Free Report, é um gerador de relatórios mais simples, com recursos básicos, porém muito bom também.

Resumindo, se hoje eu tivesse que optar por uma ferramenta não nativa do Delphi optaria pelo Fast Report por ter um preço acessível e contar com muitos recursos.

Comentários

Nenhum comentário foi feito ainda
 

"Ouvindo" Opiniões (as mais lidas)

Em breve, aguarde!!!

Pharetra Sed Tempus

Morbi sit amet mauris Nam vitae nibh eu sapien dictum pharetra. Vestibulum elementum neque vel lacus. Lorem ipsum dolor sit dolore phasellus pede lorem proin auctor dolor loremmassa phasellus sit. More…

Outras edições da Revista Active Delphi