Warning: fopen(logs/log_ouvindo_opinioes.txt) [function.fopen]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 6

Warning: fwrite(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 8

Warning: fclose(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 9
 EduDelphiPage - Ouvindo Opiniões | Qual gerador de relatórios utilizar com Delphi?

Ouvindo Opiniões

Qual gerador de relatórios utilizar com Delphi?

Opinião escrita por Carlos H. Cantu

Sobre o autor: FireBase/WarmBoot Informática - atua no mercado de desenvolvimento de software há 18 anos, é mantenedor do site www.firebase.com.br e www.firebirdnews.org, consultor de banco de dados Firebird, autor do livro Firebird Essencial e Firebird 2 e colunista da revista ActiveDelphi. No total, já palestrou para milhares de pessoas, na Conferência Internacional de Firebird em 2005, 2006, 2007 e 2008, em todas as edições do Firebird Developers Day (FDD) e Delphi Developers Day (DDD), no SQL Connect 2007, além de diversos eventos ligados a informática

Contato: cantu(arroba)firebase.com.br

Sempre utilizei o Report Builder (www.digital-metaphors.com) nos meus projetos, desde que seu nome era Piparti, e sempre me atendeu muito bem. No entanto, nos últimos anos, venho notando que os aprimoramentos do Report Builder estão num ritmo bem devagar... as últimas versões trouxeram mais melhorias estéticas do que novas funcionalidades. O preço também é um pouco salgado.

Em contrapartida, o FastReport (fast-report.com), atualmente briga de igual para igual com o ReportBuilder, chegando até a ganhar dele em algumas funcionalidades. Acredito que o FastReport seja hoje a melhor ferramenta para geração de relatórios no Delphi/BCB. É rápido, leve, pode ser integrado dentro do executável (dispensando runtimes). O preço é muito bom, especialmente se levarmos em conta que comprando através dos links da loja online do site www.firebase.com.br, os brasileiros podem desfrutar de um ótimo desconto sobre os preços normais do produto! Os participantes do Firebird Developers Day (4/Julho/09) poderão adquirir o FastReport ainda mais barato!

Recentemente, o FastReport ganhou um conversor que ajuda a migrar os relatórios feitos no ReportBuilder para o FR, facilitando muito o processo de conversão! Pretendo, assim que o tempo permitir, converter meus sistemas para FR e desfrutar assim de uma ferramenta que está evoluindo constantemente.

Para os usuários de .NET, existe versões do FastReport que podem ser integradas com Visual Studio e com o Delphi Prism.

Em suma, se eu fosse começar a desenvolver um sistema hoje, provavelmente utilizaria o FastReport.

15 Comentários

  • Alexssandro Marcelino - 14/07/09 08:13

    Olha a propaganda gente!!!

  • Cantu - 14/07/09 08:37

    Alexssandro, comentários como o seu me deixam realmente "p" da vida. Eu expressei minha opinião, com base no conhecimento que tenho, tanto que não comentei sobre geradores que nunca utilizei. Quem me conhece, sabe que eu falo o que penso, e não tenho rabo preso com ninguém. Por acreditar no Fast Report, fui atrás do fabricante e consegui que os brasileiros tivessem um ótimo desconto sobre o preço normal do produto. Se você tem dinheiro sobrando, creio que essa informação não lhe interesse, mas com certeza, para outros que pretendem adquirir o produto, ela será de grande valia. No mais, seja feliz.

  • Nelson - 14/07/09 12:36

    Oi Cantu, sei que há muito tempo você usa o Report Builder. Eu uso há uns 8 anos e uso até hoje. Acho uma ferramenta ótima e veja que deixei de usar o Crystal Reports para usá-la.
    Mas concordo plenamente, que o produto está estagnado, além de ter inconvenientes irritantes no designer. Só de você dizer, que está migrando para o Fast Reports é o suficiente para que eu comece a estudá-lo.
    Valeu!
    abraços.

  • Alexssandro Marcelino - 14/07/09 15:05

    Calma Cantu... falei em tom de brincadeira rapaz! Eu te conheço e sei o quanto você batalha e se esforça pela comunidade de desenvolvedores Delphi/Firebird. Inclusive, a empresa onde trabalho já foi beneficiada com descontos e promoções atavés dos FDDs... Guarda a faca e não leve as coisas tão a sério, pois assim você será mais feliz, com cerveja...

  • wilchaia - 14/07/09 16:46

    Cantu, uma empresa que presto consultoria atualizou recentemente do Delphi para o 2009 e o pessoal usa o QuickReport. Indiquei eles para atualizarem. Mas depois que li seu post me bateu um duvida. Voce que valeria o esforco de migrar os relatorios para o QuickReport para o FastReport. Eu me dou bem com o Quick mas voce que o Fast é tao melhor que valeria o esforco de mudar? Um Abraco. ps.Estive no FDD e vcs estao de parabens...

  • Cantu - 14/07/09 17:00

    Blz Alexssandro... sorry, a c beça tá quente hoje ;)

  • Cantu - 14/07/09 17:02

    Wilchaia, olha... eu sou suspeito pra falar, porque nunca gostei do Quickreport... pra ser breve, eu acho que compensa sim você gastar um tempo e migrar (nem que seja aos poucos) pro FastReport ou mesmo pra outro gerador mais "parrudo".

  • Jordelino Viana dos Santos - 10/08/09 09:35

    Olá a todos. Bom sempre usei o quickreport e sempre me atendeu nas minhas aplicações para meus cliente. Agora estou testando o FortesReport e estou gostando bastante além de ser gratuito, daqui a algum tempo no final dos meus testes poderei dizer se este gerador poderá ser mais uma opção para relatórios.

  • Dae - 06/09/09 16:46

    Ola Carlos Cantu, eu respeito muito sua opnião, mais tem um grande problema com o Fast Report.

    Eu sempre usei o Fortes Report e o Fast Report.

    O grande Problema, é que aqui no Brasil muitas empresas ainda usam relatorios em Impressoras Matriciais, e para fazer isso no Fast-Report tem que criar dois Layouts
    um para impressora Jato de tinta e Laser e outro para Matricial e isso deixa o trabalho muito mais demorado pois sempre tem que fazer dois Layouts dobrando o trabalho.

    O Fortes Report é uma biblioteca muito boa que inclusive usa o mesmo Layout para todos os tipos de impressão, mais o mesmo está parado nem para o Delphi 2009 tem suporte oficial ainda.


    Rescentemente eu mandei um email para o suporte do "Report Builder" dizendo sobre esse detalhe de impressão rapida em impressoras matriciais e para minha supresa o Report Builder faz isso de forma magnifica usando apenas um Layout, o problema é que a forma como que ele faz isso não está bem documentado e muitos programadores não sabem como fazer a impressão rapida com o Report builder.

    O detalhe é simples na hora de se programar instale um impressora Matricial e sete ela no Report Builder, assim quando se entrar o Designer dele para criar o relatorio na Toolbar dele referente a Fonts ele vai listar as fontes nativa da impressora matrial com isso ele vai conseguir imprimir rapido como se fosse direto pela porta da impressora.

    Eu fiz testes em varias impressoras matriciais diferentes

    Epson LX 810
    Epson LX 300
    Epson Fx 1120 132 Colunas
    Citizen GSX 190

    Fontes Draft Usadas.
    20 CPI
    17 CPI
    12 CPI
    10 CPI
    6 CPI
    5 CPI

    e para minha supresa até acentos que o Fast Report não consegue imprimir em algumas impressoras o Report Builder conseguiu.

    E ainda devo destacar outros pontos positivos nele em relação ao Fast-Report
    os eventos das bandas e os Objetos tem acesso simples pelo Code Editor do Delphi, isso não acontece no Fast-Report.
    pois o Fast-Report exige codigos como esse

    Var Frx_RLDB_NomeVend : TfrxMemoView;

    Frx_RLDB_CodVend := frxReport_Caixa.FindObject('RLDB_CodVend') as TfrxMemoView;
    Frx_RLDB_NomeVend := frxReport_Caixa.FindObject('RLDB_NomeVend') as TfrxMemoView;

    Esse codigos são de dificil migração entre componente como o QuickReport.

    No Report Builder o acesso é simples como qualquer outro Objeto sobre um Formulario.

    Com o Report Builder o acesso a objetos e variaveis do Delphi é simples já com o Fast-Report é coisa é um pouco mais complicada.

    A meu ver o unico ponto negativo do Report Builder em relação ao Fast Report são as ferramentas de exportação para outros formatos como XLS, HTML, DOC que tem que ser feito por componentes de terceiros que tem que ser comprados a parte.

    E sobre o fato de ele estar parado é só dar uma olhada na lista News, que pelo que percebo o mesmo nunca esteve estagnado
    http://www.digital-metaphors.com/company/news.html

  • Cantu - 06/09/09 17:13

    Ola "Dae"!

    Como qualquer coisa na vida, ou pelo menos no mundo da programação, suas necessidades e conhecimentos é que vão determinar que ferramenta é a melhor.

    Eu quase não tenho necessidade de impressão em matricial (só uso pra impressão de Notas Fiscais, e daqui a pouco, nem pra isso, visto a NF-e), portanto mais ou menos recursos nesse sentido não fazem muita diferença na minha avaliação. Esse negócio de um único layout tanto pra matricial como para os outros tipos de impressora é "relativo". Matriciais vão usar fontes monospaced (estamos falando de impressão rápida). Fazer um único layout implica em tabular seu relatório pelo "pior" caso, com isso, você acaba se limitando no próprio layout.

    Conheço esse recurso no Report Builder, apesar de nunca ter usado. Resta saber se quando o seu cliente tiver uma impressora muito diferente daquela que vc usou pra "montar" o relatório, ele vai funcionar a contento, pois não faço idéia se todas as matriciais possuem os mesmos tipos de fonte e os mesmos tamanhos.

    Quanto a "estanação" do report builder, creio que você não entendeu que tipo de estagnação eu me referia. Pra quem acompanhou o RB desde o Piparti, nos últimos anos ele está evoluindo bem devagar. Isso chegou até ser ponto de discussão no forum da DM, há vários meses atrás. Considero evolução a adição de novos recursos/funcionalidades importantes, e não mudanças estéticas (temas, gliphs, layouts, etc).
    Pegue o componente de Crosstab do RB... ele sempre foi muito limitado, e até hoje não melhoraram.

    É isso, cada um tem que usar a ferramenta que satisfaz melhor suas necessidades. Espero que este espaço esteja ajudando o pessoal a tomar uma decisão menos "chutada" na hora de escolher um gerador.

    []s
    Cantu

  • Dae - 09/09/09 09:59

    Cantu só por curiosidade, talves o colega sabe dessa infomação, atualmente você sabe o tamanho de cada empresa, tipo assim
    quantos Desenvolvedores trabalhan no "Report Builder" e quantos trabalham no "Fast Report"

    O Rave parece que esta parado a muito tempo.

    Grato.

  • Edmar Frazao - 04/10/09 17:14

    Uso fastrepor a uns 4 anos

    Uso para matricial e Laser

    Bem agora a tendencia e Laser.

    Mas um ponto a favor do Fastreport
    Ja tem versão para o Delphi Prism e funciona quase igual ao win32

  • Gustavo - 05/11/09 12:51

    Olá Dae e Cantu, ví os comentários de vocês sobre o Report Builder , e tenho uma dúvida quando a impressão em impressoras matriciais.
    O Report Builder possui algum controle de saltos de página? por exemplo pra uma impressão de notas fiscais ou orçamentos, quando muitas vezes é preciso enviar um salto de pagina para a impressora.
    Obrigado

  • Gustavo - 05/11/09 12:55

    Pra ser mais preciso na pergunta, quando falo em salto de página me refiro se existe no Report Builder aguma funcionalidade semelhante ao componente "Draft" do Fortes Report, que controla o tamanho do salto, etc.

  • Tercio arruda de santana - 04/12/14 10:44

    Prezados,

    Preciso de uma ajuda de vocês, alguem de vocês conhece ou pode indicar uma empresa para realizar a migração do report builder delphi para um outro gerador de relatorio proprio ? estou precisando de gente com este conhecimento... vocês conhecem ?

 

"Ouvindo" Opiniões (as mais lidas)

Em breve, aguarde!!!

Pharetra Sed Tempus

Morbi sit amet mauris Nam vitae nibh eu sapien dictum pharetra. Vestibulum elementum neque vel lacus. Lorem ipsum dolor sit dolore phasellus pede lorem proin auctor dolor loremmassa phasellus sit. More…

Outras edições da Revista Active Delphi