Warning: fopen(logs/log_ouvindo_opinioes.txt) [function.fopen]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 6

Warning: fwrite(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 8

Warning: fclose(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 9
 EduDelphiPage - Ouvindo Opiniões | Qual Banco de Dados (SGDB) utilizar?

Ouvindo Opiniões

Qual Banco de Dados (SGDB) utilizar?

Opinião escrita por Márcio Henrique da Silva

Sobre o autor: Bacharel em Sistemas de Informação
Especialista em Engenharia de Sistemas
Gerente de TI das Lojas Edmil
Professor de Eng. de Software e Banco de dados (Faceca)
Programador Delphi

Contato: marciohsilva@yahoo.com.br

Quando era "clippeiro" sonhava em usar um banco de dados de verdade. Sofria com os índices e com a morbidez geral do armazenamento em "dbf". Quando conheci o Paradox, pensei que era o céu. Mas era apenas um olho vesgo em terra de cego. Mais tarde, empolguei-me com "mdb", até ter problemas com volume de dados e necessidade de acesso remoto. Só conheci as vantagens de um SGDB quando comecei a trabalhar com SQL Server. O que mais dava trabalho era a IDE pobre da versão 7.0.

No ano de 2000 eu conheci o Interbase e logo surgiu o Firebird 0.94. Fiquei muito contente com os recursos e facilidades. Desde então, desenvolvi diversas aplicações usando IBX, MDO e atualmente tenho usado DdExpress.

Na empresa onde trabalho, o Firebird gerencia o maior volume de dados. O banco tem 7,5 GB, mais de 57 milhões de registros e normalmente 120 usuários simultâneos. Até o final do ano, teremos 52 filiais fazendo acesso direto ao banco via VPN com estimativa de atingir 200 conexões simultâneas. Temos ainda um ERP que utiliza Oracle e algumas ferramentas WEB que utilizam MySql.

Considero como ponto forte do Firebird em relação ao Oracle a facilidade de instalar, atualizar e manter a base de dados. Como são muitas unidades e nossa aplicação tem replicação parcial, o Firebird oferece tudo que precisamos, sem pagar licenças. Não é tão seguro quanto Oracle nem tão rápido quanto MySql nas consultas, mas é simples e eficiente.

Faço dois backups diários, semanalmente realizo restore, tudo programado automaticamente através de scripts. Ainda não estamos utilizando a versão 2.1, mas o faremos assim que for possível. Ainda bem que temos opções de bancos de dados para escolhermos aquele que melhor nos atende quanto aos diversos critérios. Nem sempre pagar mais resolve. É o que digo quando tenho que "restartar" o Oracle 10G se preciso for, pois no caso do Firebird este tempo de "restart" nem é comentado. Mas quando se iniciou a implantação do ERP, este mesmo Firebird não suportou a estrutura do sistema tão bem quanto o famoso banco de Larry Ellison.

PostGreSQL eu não conheço mas já instalei. O fato de ser um SGDB objeto-relacional e ser muito conceitual o torna bastante atraente. Ainda vou gastar muitas horas de aprendizado com este banco de dados.

Sql Server também tem seus méritos e um forte nome como aliado, mas mesmo na versão express, que não tem custo, prefiro Firebird, que é "rápido e rasteiro". Firebird e Ibexpert é como arroz e feijão.

Banco de dados é assim: Necessário, cada um com suas particularidades e certamente um deles irá atender melhor cada cenário. Tem gente, como eu, que gosta de triggers e procedures, outros só usam para armazenar. Talvez seja isto que me deixa tão empolgado com esta tecnologia.

Comentários

Nenhum comentário foi feito ainda
 

"Ouvindo" Opiniões (as mais lidas)

Em breve, aguarde!!!

Pharetra Sed Tempus

Morbi sit amet mauris Nam vitae nibh eu sapien dictum pharetra. Vestibulum elementum neque vel lacus. Lorem ipsum dolor sit dolore phasellus pede lorem proin auctor dolor loremmassa phasellus sit. More…

Outras edições da Revista Active Delphi