Warning: fopen(logs/log_ouvindo_opinioes.txt) [function.fopen]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 6

Warning: fwrite(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 8

Warning: fclose(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 9
 EduDelphiPage - Ouvindo Opiniões | Qual Banco de Dados (SGDB) utilizar?

Ouvindo Opiniões

Qual Banco de Dados (SGDB) utilizar?

Opinião escrita por Liandro J. Bulegon

Sobre o autor: Formado em Eletrotécnica pela Universidade Federal de Santa Maria(UFSM), Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Programador por Paixão. Atualmente é Gerente de Marketing da Aquasoft, parceira Borland no Estado do Rio Grande do Sul e atua como Analista de Sistemas junto a Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (PROCERGS) em projetos de Saneamento Básico, utilizando Delphi e Oracle

Contato: lbulegon@aquasoft.com.br

As questões levantadas pelo Eduardo são pertinentes. Não podemos nos limitar a escolha do banco de dados levando em consideração apenas especificações técnicas.

Gostaria de aproveitar o gancho e ampliar um pouco minha análise opinativa, em se tratando de armazenamento e recuperação de dados, que é a função primordial dos bancos de dados, alguns quesitos devem ser considerados para satisfazer as necessidades de uso.

- O primeiro deles, é claro, é a capacidade de armazenamento. A escalabilidade do banco, a segurança em manter os dados e a rapidez de recuperação das informações são características fundamentais.
- O segundo é relacionado aos mecanismos de controle deste banco de dados: triggers, stored procedures, funções e o empacotamento destas funcionalidades é o mínimo aceitável.
- O terceiro quesito é a existência de indexação e relacionamentos entre tabelas, banco de dados algum vive sem uma indexação eficiente. Portanto, bons algoritmos de indexação, flexibilidade em manipular, balancear e recompor índices é importantíssimo.

Estes três pontos estão relacionados aos requisitos técnicos. Para escolher um banco de dados para minha empresa, no mínimo, levaria em consideração a existência e eficiência destes três pontos. Mas existem outras grandezas que devem ser levadas em consideração.

A primeira delas é referente à adaptação deste banco a outras ferramentas de desenvolvimento que trabalharão em conjunto. Outra coisa a levar em consideração é a quantidade de ferramentas de Administração disponível. Boas ferramentas ajudam na manipulação do banco escolhido e ajudam a economizar tempo e dinheiro.

Sou "Delphiano"! Gosto de trabalhar com o Interbase, ele possui todos os quesitos que citei anteriormente. Delphi e Interbase são uma dupla muito dinâmica. Posso atestar ainda que, com o Oracle, também não tive problemas de performance, ao trabalhar com Delphi. Sou fã do Delphi, não posso negar, por isso vejo o banco de dados a partir de aplicações desenvolvidas por ele.

Outro banco de dados, que venho observando, que anda evoluindo bem, quanto à integração com ferramentas RAD, é o BlackFish, além do que, é uma aplicação extremamente enxuta, altamente indicado para distribuição "embarcada", como DVD, sites etc, etc.

Particularmente, vejo com muito bons olhos todas estas ferramentas que a Embarcadero andou colocando no mercado para ajudar os DBA'S. Vem de encontro à proposta de integração total das ferramentas de desenvolvimento, a muito requisitada por Técnicos e Administradores.

O DBA Day, promovido pela Embarcadero/CodeGear e patrocinado pela SPK, solidificou minha crença que a escolha de um banco de dados está diretamente vinculada à existência de soluções de mercado aptas para Administrar eficientemente estes bancos.

E por último, o quesito que determina a aquisição ou não do produto é o preço. Sim, o preço, a meu ver, é o fator determinante. Sempre desejamos o melhor produto, mas às vezes, o tamanho da empresa e a capacidade de endividamento não comporta determinadas aquisições, e o setor financeiro colocando "arreia" nos planos do setor de TI - Por falar nisso, eles adoram fazer isso, é quase uma questão de honra.

Escolher um banco de dados nem sempre é uma tarefa fácil, e o que vejo corriqueiramente é a convivência, nem sempre pacífica, de vário banco de dados dentro das organizações. Integrar tudo isso, e tornar disponível a informação necessária em tempo aceitável é o desafio que os novos tempos da TI exigem diariamente.

Comentários

Nenhum comentário foi feito ainda
 

"Ouvindo" Opiniões (as mais lidas)

Em breve, aguarde!!!

Pharetra Sed Tempus

Morbi sit amet mauris Nam vitae nibh eu sapien dictum pharetra. Vestibulum elementum neque vel lacus. Lorem ipsum dolor sit dolore phasellus pede lorem proin auctor dolor loremmassa phasellus sit. More…

Outras edições da Revista Active Delphi