Warning: fopen(logs/log_ouvindo_opinioes.txt) [function.fopen]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 6

Warning: fwrite(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 8

Warning: fclose(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 9
 EduDelphiPage - Ouvindo Opiniões | Qual Banco de Dados (SGDB) utilizar?

Ouvindo Opiniões

Qual Banco de Dados (SGDB) utilizar?

Opinião escrita por Eduardo Rocha

Sobre o autor: Bacharel em Sistemas de Informação e desenvolvedor Delphi desde 1999. É Coordenador editorial da Revista ActiveDelphi, criador e mantenedor do site EduDelphiPage e membro do grupo DUG-BR. Já ministrou cursos e palestras de ClientDataSet/DBExpress, Firebird e Reconhecimento de Impressão Digital com Delphi para mais de 1000 pessoas (FDD e DDD).

Contato: eduardo@edudelphipage.com.br

Atualmente trabalho com 3 bancos de dados: Firebird, PostgreSQL e MySql, portanto vou comentar um pouco o que achei de cada um deles.

O Firebird para mim surgiu como um "tranqüilizante" para poder dormir sem se preocupar com o dia seguinte o cliente ligando e dizendo que a base de dados Paradox foi corrompida. A "simplicidade" e "robustez" deste SGDB proporcionou a muitos programadores migrarem suas aplicações de Paradox para Firebird sem muitos esforços. Inclusive na época lancei meu Curso de ClientDataSet com Firebird por esta razão, pois tive um resultado super positivo nesta migração. Hoje quando penso em aplicações Win32 de pequeno à grande porte, logo penso em Firebird, pela simplicidade, robustez, por ser multi-plataforma, boa estabilidade e ser um "par" perfeito para aplicações feitas em Delphi.

O PostgreSQL é um banco que trabalho há menos tempo que o Firebird, porém o pouco tempo que utilizei fiquei impressionado com a performance e recursos. Atualmente utilizo este banco para aplicações Web (Php e Python). Em uma destas aplicações precisei gerar resultados estatísticos envolvendo querys bastante complexas e fiquei surpreso ao ver a performance deste SGDB, muitas querys ele resolveu bem mais rápido que o Firebird. Porém é um banco que talvez eu não utilizaria para uma aplicação Win32 de pequeno porte, sua instalação e estrutura de arquivos não é tão simples quanto o Firebird. Eu recomendaria o PostgreSQL principalmente para aplicações Web de qualquer porte ou Win32 de grande porte.

O MySQL é um banco super "legal", porém recomendaria somente para aplicações Web de pequeno por ser um banco "leve". Suas "limitações" em querys complexas, stored procedures, triggers e views tornam este banco "pobre" quando se quer explorar ao máximo do SGDB. A versão 5.0 evoluiu bastante, porém acho que tem muito que fazer ainda. Eu gosto deste banco somente para desenvolver sites e não sistemas.

Bom, acho que deu pra perceber que os bancos que utilizo atualmente são open-source, acho que isso também é um fator importante na decisão do SGDB, pois precisamos saber o quanto nosso cliente está disposto a investir financeiramente no sistema. Certamente não podemos descartar os SGDB's proprietários, por exemplo, Oracle e SqlServer. Não comentarei sobre eles por não conhecê-los na prática, mas quem usa diz que são excelentes, principalmente o Oracle, porém possui um custo elevadíssimo.

Outros pontos importantes a serem avaliados na escolha do banco são: o suporte a número de conexões, multi-plataforma, suporte a multi-processadores, espelhamento de dados, replicação, suporte a 64 bits, segurança no acesso aos dados, IDE para análise e manutenção do banco, entre outros fatores.

Todos estes fatores serão importantes de acordo com as necessidades do cliente, por isso não existe um banco certo para se utilizar, mas sim o mais ideal para um determinado caso.

Comentários

Nenhum comentário foi feito ainda
 

"Ouvindo" Opiniões (as mais lidas)

Em breve, aguarde!!!

Pharetra Sed Tempus

Morbi sit amet mauris Nam vitae nibh eu sapien dictum pharetra. Vestibulum elementum neque vel lacus. Lorem ipsum dolor sit dolore phasellus pede lorem proin auctor dolor loremmassa phasellus sit. More…

Outras edições da Revista Active Delphi