Warning: fopen(logs/log_ouvindo_opinioes.txt) [function.fopen]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 6

Warning: fwrite(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 8

Warning: fclose(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 9
 EduDelphiPage - Ouvindo Opiniões | Nota Fiscal Eletrônica - Por onde começar?

Ouvindo Opiniões

Nota Fiscal Eletrônica - Por onde começar?

Opinião escrita por Victory Fernandes

Sobre o autor: Colunista da ActiveDelphi e Autor de inúmeros artigos para as Revistas ClubeDelphi e TheClub. Engenheiro Eletricista, Professor do Departamento de Engenharia da UNIFACS - Universidade Salvador. Diretor Tecnico da TKS Software
Site pessoal: www.igara.com.br/victory

Contato: victoryfernandes@yahoo.com.br

Uma coisa posso dizer com certeza... para quem está com prazo apertado ou não quer investir R$ em alguns meses de desenvolvimento, definitivamente NÃO vale a pena tentar implementar algo começando do zero!

Os custos das soluções atualmente disponiveis no mercado justificam de longe a compra de componentes de terceiros... qualquer diretor que sentar e fizer as contas na ponta do lápis vai ver que é mais barato adquirir um produto no mercado, desde que este produto seja de qualidade e a empresa que o ofereça seja de confiança.

Vou falar um pouco sobre a minha experiência pessoal com NFe... desenvolvo e comercializo componentes para o mercado de desenvolvedores desde 2002 quando criei e lancei a Sintegra32dll.dll (www.igara.com.br/produto.php?cod_produto=3), um produto que até hoje é referencia no mercado para desenvolvimento de soluções para SINTEGRA (www.sintegra.gov.br)... em 2007 quando ouvi falar de NFe pela primeira vez, logo vi que este seria um excelente mercado para um novo componente e comecei a buscar referências para o densenvolvimento do novo produto. Na época encontrei no mercado 2 ou 3 empresas com produtos voltados para desenvolvedores, os preços eram altíssimos, documentação e versão demo era algo só disponivel mediante pagamento antecipado do produto... além disso, não encontrava nenhum artigo ou tutorial na internet sobre como implementar as diversas etapas da NFe e a documentação oficial da SEFAZ (www.nfe.fazenda.gov.br) era pouco esclarecedora quanto a alguns aspectos específicos das tecnologias envolvidas.

Na época comecei pela compra do livro "Assinatura Digital - Solução Delphi e Capicom" do autor Marcelo Ferreira de Lima e além desse livro, li tudo que podia sobre XML, assinatura digital, webservices e etc... somente depois de 6 meses de trabalho consegui apresentar para a diretoria da empresa um produto pronto para atender o mercado, uma solução de NFe que permitia simplificar enormemente o processo de adequação abstraindo toda a camada de assinatura digital e transmissão via webservices dos arquivos e fornecendo para do desenvolvedor todo o código fonte para geração e manipulação dos arquivos XML envolvidos no processo.

Agora é só fazer as contas... se sua empresa for investir para começar o processo do zero, sem suporte de terceiros, digamos que você leve entre 3 a 6 meses de trabalho... agora multiplica esse tempo pelo salário do desenvolvedor responsável, estagiários para auxílio no desenvolvimento e todos os outros custos relacionados no período... se colocar na ponta do lápis vai ver que isso tudo sai muito caro e o custo/benefício das soluções de mercado são facilmente justificáveis! isso sem falar no prazo para atender a demanda do cliente final!

Atualmente a solução de NFe da TKS Software (www.igara.com.br/produto.php?cod_produto=114) possui mais de 500 clientes espalhados em 17 estados brasileiros e a solução pode ser adquirida com ou sem o código fonte completo das dlls de assinatura e transmissão dos arquivos XML, para o caso da compra sem fontes as dlls são adquiridas por licença individual para cada CNPJ e nos dois casos os valores praticados são bastante acessíveis e facilmente justificáveis.

A todos que desejam começar a trabalhar com NFe indico sempre a leitura detalhada dos artigos que publiquei sobre o tema na minha coluna online no site da Revista ActiveDelphi em www.activedelphi.com.br/lista_topicos.php?todos=1&topico=17 pois lá detalho inúmeros aspectos do processo independentemente do uso do nosso produto ou não, creio que fui o primeiro a publicar artigos sobre este tema na internet e a idéia é justamente tornar mais fácil a vida do desenvolvedor pois tenho certeza que as suas dúvidas são exatamente as mesmas que tive quando comecei a trabalhar "no escuro" com NFe.

Ta achando que acabou por ai? Enquanto alguns ainda discutem NFe, já temos a solução pronta para CTe - Conhecimento Eletrônico de Transporte e estamos trabalhando na conclusão do produto de NFSe - Nota Fiscal Eletrônica de Serviço. Maiores informações acesse o site oficial da Receita www1.fazenda.receita.gov.br (o link é assim mesmo com www1 pode colar e copia no browser)

O trabalho não para nunca! Optar por soluções e produtos de terceiros pode ser uma decisão inteligente para se manter focado no atendimento das demandas e prazos do cliente final. Encontro-me a disposição para ajudar no que for preciso.

Comentários

Nenhum comentário foi feito ainda
 

"Ouvindo" Opiniões (as mais lidas)

Em breve, aguarde!!!

Pharetra Sed Tempus

Morbi sit amet mauris Nam vitae nibh eu sapien dictum pharetra. Vestibulum elementum neque vel lacus. Lorem ipsum dolor sit dolore phasellus pede lorem proin auctor dolor loremmassa phasellus sit. More…

Outras edições da Revista Active Delphi