Warning: fopen(logs/log_ouvindo_opinioes.txt) [function.fopen]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 6

Warning: fwrite(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 8

Warning: fclose(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 9
 EduDelphiPage - Ouvindo Opiniões | Nota Fiscal Eletrônica - Por onde começar?

Ouvindo Opiniões

Nota Fiscal Eletrônica - Por onde começar?

Opinião escrita por Márcio Henrique da Silva

Sobre o autor: Bacharel em Sistemas de Informação
Especialista em Engenharia de Sistemas
Gerente de TI das Lojas Edmil
Professor de Eng. de Software e Banco de dados (Faceca)
Programador Delphi

Contato: marciohsilva@yahoo.com.br

A história continua a mesma, apenas alguns personagens mudaram. O governo quer aumentar o controle sobre as operações que geram tributos. E para isto usa os mais variados recursos. Podemos observar que as justificativas para NF-e do PAC só apontam vantagens para os envolvidos. Mas quando nos envolvemos de perto, percebemos que tudo ainda está no forno e o contribuinte terá mais obrigações. As empresas que estão gerando produtos para atender a estas novas regras nas operações fiscais ainda não chegaram a um pacote perfeito. E não é por falta de capacidade ou tecnologia. Como sempre, as mudanças acontecem a todo o momento e os prazos oscilam. Foi assim com Sintegra, ECF e acredito que não será muito diferente com SPED, NFE e outros membros da família de "dados.eletrônicos.gov".

Observando o lado dos negócios, podemos perceber que há espaço para todos os prestadores de serviços. Desde treinamentos específicos para contadores, auxiliares, gestores, desenvolvedores e até mesmo para advogados tributaristas. E voltamos ao processo tradicional que nos impõe a tarefa de analisar se vale a pena trilhar o caminho das pedras, pedir ajuda ou pagar alguém para fazer.

E é nesse momento que o cenário apresenta características variantes. Se você é desenvolvedor especializado em aplicações para controle de tributos , presta serviços através de softwares que se propõe a operacionalizar NF-e para seus clientes de forma eficiente e com os recursos disponíveis não se engane, vai ter que estudar muito, aprender os detalhes e encontrar saídas pouco visualizadas. Não existe "varinha de condão" ou "cartola mágica". O segredo de quem presta um bom serviço através de sistemas de informações e automação é saber desde a legislação até os modelos de dados que conseguem preencher corretamente todos os campos dos arquivos digitais.

Mas se você não é especialista no assunto, lembre-se: "cada macaco no seu galho". Para que se esforçar tentando criar uma roda que quica em solo plano? Se existe alguém especializado no mercado, dê-lhe a oportunidade de prestar o serviço. A tendência é de que apenas organizações especializadas consigam oferecer um serviço agregado que satisfaça plenamente o cliente. Cada vez mais nos deparamos com os especialistas. Assim como nos ERPs, na automação, no ponto eletrônico e muitas outras áreas. É importante saber identificar quando você é o provedor de soluções e quando você é apenas um cliente dela. Digo isto porque na prática não vale a pena, na maioria das vezes, comprar um componente de terceiro que se propõe a resolver todos os problemas de NF-e e pensar que não vai precisar saber detalhes do funcionamento. Quando o único problema for resolvido pelo componente, aí sim você pode comprá-lo. É preciso pensar nas responsabilidades que cada vez mais se consolidam sobre os profissionais do desenvolvimento e gestores de TI. Gerar um arquivo XML, conectar-se no site do governo e armazenar os dados de uma nota fiscal não representa dez por cento do trabalho com NF-e. As responsabilidades vão muito além de disponibilizar tecnologias ou usar uma ferramenta que encapsulam alguns comandos para consumir WebService. NF-e e seus "membros familiares" significam, resumidamente, um conjunto de tarefas e oportunidades para profissionais de TI, sejam eles gestores, desenvolvedores, empreendedores ou usuários. Pode ser no âmbito profissional e principalmente para organizar suas empresas para que possam trabalhar como o novo modelo de gestão. Focado no controle das operações financeiras, fiscais, contábeis e administrativas e de acordo com sua área de atuação. Eu me arrisco a dizer que quem precisa comprar um componente para emitir nota fiscal porque está sendo pressionado por seu empregador, parceiro ou cliente e não tem tempo para desenvolver, está correndo o risco de comprar o componente e não resolver o problema. Acho que, em muitos casos, vale a pena aproveitar a experiência de terceiro através de produtos prontos para evitar custos de aperfeiçoamento e dedicar-se à sua atividade principal com mais afinco.

Comentários

Nenhum comentário foi feito ainda
 

"Ouvindo" Opiniões (as mais lidas)

Em breve, aguarde!!!

Pharetra Sed Tempus

Morbi sit amet mauris Nam vitae nibh eu sapien dictum pharetra. Vestibulum elementum neque vel lacus. Lorem ipsum dolor sit dolore phasellus pede lorem proin auctor dolor loremmassa phasellus sit. More…

Outras edições da Revista Active Delphi