Warning: fopen(logs/log_ouvindo_opinioes.txt) [function.fopen]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 6

Warning: fwrite(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 8

Warning: fclose(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/6/a1/fc/edudelphipage/public_html/includes/edp_log.php on line 9
 EduDelphiPage - Ouvindo Opiniões | Documentação de sistema x Prazo de entrega

Ouvindo Opiniões

Documentação de sistema x Prazo de entrega

Opinião escrita por Marcelo Varela

Sobre o autor: Diretor da Lógica Treinamentos, única empresa de treinamentos do Rio Grande do Norte que ministra treinamentos Oficiais Borland e CodeGear. Possui certificações como Delphi Developer e Delphi Instructor. Bacharel e Sistemas de Informação e Pós-Graduando em Desenvolvimento de Sistemas Web. Palestrante das três últimas edições do BorCon. Já escreveu vários artigos para revistas como ActiveDelphi e sites como Linha de Código e iMasters. Tem mais de 10 anos em experiência em Delphi.

Contato: marcelo@logicatreinamentos.com.br

Salva galera,

Nós, desenvolvedores, precisamos ter em mente que a documentação faz parte do desenvolvimento do projeto desde sua concepção até a sua entrega, sem contar que é grande aliado na manutenção. E não estou falando de documentação de usuário, como Help do sistema ou algo semelhante. Estou falando de documentação de desenvolvimento.

A questão é: o que documentar? Em minha opinião, modelos como o XP são bastante interessantes para aqueles que possuem times de desenvolvimento pequenos e não estão ainda acostumados a documentar seus sistemas. De forma bastante simplificada o XP (Extreme Programming) tem seu foco no código e em uma programação em pares, onde um faz e outro testa, porém documentando todos os artefatos que são relevantes para o melhor entendimento do sistema. Nessa documentação os diagramas da UML são uma excelente forma de representar seus sistemas de forma clara e objetiva para que outros desenvolvedores entendam suas funcionalidades.

Para nós que usamos Delphi a partir da versão 2006 isso é "mamão com açúcar" devido ao suporte à modelagem que vem embutido no IDE com tudo de mais atual da UML e Padrões de Projeto.

Explorem a ferramenta que vocês têm em mãos. O Delphi continua sendo a melhor opção do mercado para a maioria dos cenários de projetos sejam eles desktop, web ou n-tier.

Abraço a todos.

Comentários

Nenhum comentário foi feito ainda
 

"Ouvindo" Opiniões (as mais lidas)

Em breve, aguarde!!!

Pharetra Sed Tempus

Morbi sit amet mauris Nam vitae nibh eu sapien dictum pharetra. Vestibulum elementum neque vel lacus. Lorem ipsum dolor sit dolore phasellus pede lorem proin auctor dolor loremmassa phasellus sit. More…

Outras edições da Revista Active Delphi